Não se sabe ao certo o que é necessário para uma amizade começar.
Amizade é da categoria de coisas que não carecem de explicação.
Como o nascimento dos gnomos.
É uma coisa meio bizarra, na verdade.
Duas ou mais pessoas num momento, são meros estranhos e sei lá, n² dias depois se falam, se ligam, saem juntas, se precisam.
E não é a conversa em si: geralmente, se questionados os amigos nunca lembram direito da primeira conversa, é sempre algo do tipo: "Você sabe que horas passa o ônibus?", " Me empresta a borracha?", "Você sabe o que está acontecendo ali, naquela multidão?" Frases banais que se pergunta a qualquer um.
Mas algo no tom de voz, no jeito engraçado de falar, algo que imediatamente se reconhece como familiar, faz olhar de novo a criatura que indaga e, timidamente como sempre são os inícios, faz puxar conversa.
Dali pra frente é só alegria, conversas intermináveis, risadas pela madrugada. Cinema, sorvetes e espectativas compartilhadas.Cantorias pela rua, por que não? Com um amigo nos sentimos livres para soltar a loucura que nos aprisiona. E por outro lado, choros no ombro, silêncios que não incomodam, olhares que dizem tudo.
Desconhece-se as razões pelas quais acontece uma verdadeira amizade mas sabe-se que algo fundamental é o lugar. Circular por lugares faz conhecer pessoas potenciais para uma amizade. A academia, a faculdade, o mercado, a balada...Nesses locais sempre tem uma desculpa para puxar conversa, um motivo para se fazer notar.
Mas nos mais inusitados também é perfeitamente possível, em um hospital, na fila do banco, em uma viagem de ônibus ou avião.Ou ainda pela internet,nas redes sociais, que longe de alienar alguém, dá as amizades algo fundamental: o contato semanal, diário, mensal. Um amigo precisa conhecer os pormenores do outro, a minúcias do cotidiano, senão a amizade esfria. E nesse sentido internet pode pontencializá-la.
Os lugares que vamos e que temos que ir são também uma desculpa para conhecer pessoas.
Porque a verdadeira amizade conserva a essência jovem do dia que começaram a se falar. Acho que é isso, os amigos nos trazem o frescor da vida.
Rir com um amigo descontroladamente até doer a barriga, é uma afronta as perguntas sem resposta da vida. As clássicas: De onde vim? /Pra onde vou?/Por que faço isso?
Ter uma amizade gostosa e livre assim é uma ousadia absolutamente necessária nesses tempos loucos e sem sentido em que vivemos.
Se divertir com um amigo é subversivo é uma resposta audaciosa a todas as tristezas e violências a que somos submetidos todos os dias. É dizer: "Sim, tenho coragem de continuar!"
Eu poderia estender esse post ao infinito comentando todos os benefícios que uma amizade traz a vida mas quero simplesmente dizer:
"Obrigada por você me trazer mais vida com sua presença."
Agradecer a todos que já passaram pelo meu caminho, pelos que me acompanham quando mudo de caminho e por todos os que estão no caminho esperando um acaso nos fazer encontrar.
Vocês realmente me fazem o que sou.
E às vezes, se necessário for, me ajudam a desconstruir o que não sou.
"as minúscias do cotidiano, senão a amizade esfria."
ResponderExcluirFalou e disse, Lú!
Pra amizade crescer e "vingar" é necessário que, em algum momento, as duas pessoas se vejam constantemente (amigos de faculdade que se encontram todo dia, colegas de trabalho), senão a relação não se desenvolve e os dois sujeitos acabam virando apenas conhecidos.
Depois de a amizade já ter passado por essa fase de desenvolvimento da intimidade, as duas pessoas podem se afastar sem correr o risco de voltarem a ser apenas conhecidas, pois o vínculo já estará fortalecido. Então quando se encontrarem de novo, o sentimento continuará o mesmo, como se o tempo não tivesse passado entre elas.
Com certeza, acho que a amizade precisa desse contato no início, depois ela se sustenta mesmo ficando um tempinho longe..
ResponderExcluirAi Filipe Andrade..eu já disse que te amo hoje?